Veja o que é permitido levar na hora da votação

Cinco milhões de eleitores em Santa Catarina vão às urnas neste domingo (2) para escolher 3.057 vereadores e prefeitos para 295 cidades do estado. A votação vai das 8h às 17h.

Sao 105 zonas eleitorais, com 3.886 locais de votação e 15.890 seções eleitorais. Para cada uma delas foram convocados quatro mesários.

Consulte seu local de votação em SC

A votação, mais uma vez, será com urnas eletrônicas. Serão 15.778 nos locais de votação, com um contingente de 4.174 para eventuais substituições. Para as justificativas, serão 292 urnas.

Biometria
No total, 19 municípios têm votação 100% biométrica, com identificação pela digital. Além de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Palhoça, São José, Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz, outras 12 cidades já tinham adotado o sistema anteriormente: Águas Mornas, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Governador Celso Ramos, Major Gercino, Nova Trento, Paulo Lopes, Rancho Queimado, São Bonifácio, São João Batista e São Pedro de Alcântara.

Eleições híbridas
Nove municípios de Santa Catarina vão ter eleições híbridas este ano. Balneário Camboriú e Camboriú, no Litoral Norte, Botuverá, Guabiruba e Brusque, no Vale do Itajái, e Corupá, Garuva, Itapoá e Jaraguá do Sul, no Norte do estado, terão os dois métodos para identificação do eleitor, segundo o TRE-SC. Isso significa que haverá quem votará pelo sistema da biometria ou pelo método tradicional.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) reforça que a biometria substituiu o título de eleitor em algumas cidades, mas ainda é preciso se identificar na zona eleitoral. “Mesmo com cadastramento das digitais, a apresentação do documento com foto é obrigatória”, informou a secretária da Corregedoria Regional Eleitoral, Renata de Fávere.

Justificativas
Para os eleitores que não puderem comparecer às urnas, as justificativas podem ser feitas na mesa de qualquer local de votação no dia ou posteriormente, em um cartório eleitoral.

“Quero crer que no dia 2 a sociedade poderá comparecer às urnas e junto conosco fazer a vitória da democracia”, espera o presidente do TRE-SC, Cesar Agusto Abrey.

Assim, quando se dirigir à cabina de votação, o eleitor deve tomar cuidado para respeitar as proibições contidas na legislação eleitoral para que tudo corra dentro da normalidade no instante do voto.

O voto é sigiloso. Por isso, o eleitor está proibido de usar o celular na cabine de votação. Fotos, incluindo selfies no momento da votação, são vetadas. É proibido o uso de máquinas fotográficas, filmadoras, equipamentos de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo. Esses objetos deverão ficar retidos pelos mesários enquanto o eleitor estiver votando.

‘Cola’
O eleitor pode levar para a votação um papel com um lembrete – chamado de  “cola”, com os números de seus candidatos. É possível imprimir um modelo no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Manifestação silenciosa
“No dia da votação, é permitida apenas a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos”, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Aplicativos
Para facilitar o acesso às informações úteis sobre a votação, além do disque-eleitor, a Justiça Eleitoral investiu em aplicativos gratuitos para celulares, com a relação disponível no site do TSE.

Por meio deles é possível saber informações sobre candidatos, acompanhar a apuração dos votos, conferir a votação por seção, checar as orientações para mesários, obter informações sobre justificativa, e até denunciar, com fotos, irregularidades no dia eleição.

“São nove aplicativos no total, que estão disponíveis nas lojas [online] para as pessoas poderem baixar, acompanhar de perto o processo eleitoral, para facilitar a vida do cidadão e auxiliar na fiscalização”, disse o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-SC, Álvaro Sampaio.

Neste ano, locais de votação em 21 cidades mudaram. A  relação das mudanças está no site do TRE-SC.

 

Fonte: G1 SC

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/eleicoes/2016/noticia/2016/10/saiba-como-serao-eleicoes-neste-domingo-2-em-santa-catarina.html


Envie pelo WhatsApp a palavra 'Sim' para (49) 98824-6292 e receba as principais notícias da região.