TRE-SC determina novas eleições

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) determinou a realização de novas eleições em Bom Jardim da Serra, na Serra catarinense. A decisão foi tomada em sessão na noite de segunda-feira (11). Ainda cabe recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isso, não há data para as eleições nem a definição de como será o processo.

Nas eleições municipais de 2 de outubro, Cristiano Cardoso Da Silva (PSD) foi eleito com 1.518 votos. Entretanto, o candidato mais votado foi Serginho Rodrigues de Oliveira, o Serginho (PTB), com mais de 100 votos a mais, 1.627.

Apesar de Serginho ter sido mais votado, a chapa dele estava com a candidatura indeferida por causa de sua vice, Priscila Dias (PSDB), mulher do atual prefeito da cidade, Edelvânio Topanotti (PSDB). Priscila só seria elegível se Topanotti se afastasse do cargo por no mínimo seis meses,  conforme a legislação.

Com isso, apesar de o nome do concorrente aparecer nas urnas, no resultado final das eleições nenhum voto foi computado. No entando, os votos ficaram arquivados separadamente no sistema do TSE, até que o recurso do registro indeferido fosse julgado.

Pela decisão do TRE-SC, já que o candidato indeferido teve mais de 50% dos votos dos eleitores, a cidade deve ter novas eleições. Entretanto, os advogados das chapas ainda podem entrar com recurso da decisão, logo, a decisão não é imediata.

Conforme o candidato Serginho, a coligação ainda não foi formalmente comunicada da decisão, mas uma nova chapa deve ser formada. “Nós não vamos recorrer, nós queremos novas eleições. Obviamente a gente vai se reunir para definir uma nova chapa, já que a Priscila não pode concorrer”, disse Serginho.

O candidato eleito Cristiano Cardoso da Silva informou que assistiu em parte à sessão na noite de segunda, entretanto, não permaneceu até o final e não ficou a par da decisão. “Não fui oficialmente comunicado, mas vamos recorrer para que eu permaneça o prefeito eleito”, disse Silva.

 

Fonte: G1 SC

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/eleicoes/2016/noticia/2016/10/tre-sc-determina-novas-eleicoes-em-bom-jardim-da-serra-sc.html


Envie pelo WhatsApp a palavra 'Sim' para (49) 98824-6292 e receba as principais notícias da região.