Trabalhador rural relembra maior nevasca já registrada em SC, há 60 anos: ‘Foi emocionante e lindo’

Aos 88 anos, o trabalhador rural Vidal Cândido da Silva Neto lembra exatamente de quando São Joaquim, na Serra, foi atingida pela maior nevasca da história de Santa Catarina e segunda maior do país. Nesta quinta-feira (20), o fênomeno completa 60 anos, registrado em 20 de julho de 1957.

“Eu tinha 27 anos. Lembro que começou às 11h e nevou até cinco da tarde. Foi grande, dentro de uma hora estava tudo branco. Foi emocionante e lindo”, conta.

Conforme o morador, uma semana depois, a Igreja Matriz de São Joaquim ainda estava coberta de neve. “A sensação de frio era forte e de uns dois graus a menos, em relação ao que estamos acostumados, era muito melhor do que esse frio de agora, não dá tanto gelo”, relembra.

Vidal Cândido presenciou a nevasca de 1957 em São Joaquim (Foto: Glauco Silvestre Silva/Arquivo Pessoal)

Vidal Cândido presenciou a nevasca de 1957 em São Joaquim (Foto: Glauco Silvestre Silva/Arquivo Pessoal)

De acordo com a Central RBS de Meteorologia, naquela nevasca, os acumulados de neve chegaram a 1,30 m.

“No outro dia, quando fomos para o mato, vimos muitos passarinhos mortos. A gente achou que os porcos haviam morrido, mas não, só estavam cobertos pela neve. Nós tivemos que carregar as galinhas, elas não conseguiam caminhar pela fazenda, ficavam com os pés enterrados na neve”

Segundo o agricultor, três dias depois da nevasca, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) foi usado para levar alimentos e remédios à cidade. “Lembro que soltaram os suprimentos em um campo de futebol, porque a cidade estava isolada”, relata.

Outro morador de São Joaquim fez um monte de neve do tamanho da casa (Foto: Bampi/Divulgação) Outro morador de São Joaquim fez um monte de neve do tamanho da casa (Foto: Bampi/Divulgação)

Outro morador de São Joaquim fez um monte de neve do tamanho da casa (Foto: Bampi/Divulgação)

Neve na história nacional

Conforme Bianca Souza, técnica da Central RBS de Meteorologia, a maior nevasca da história nacional caiu em Vacaria (RS), em 1979, com acumulados de 2 metros. A nevasca de São Joaquim foi a segunda maior do país, seguida por uma registrada em Itatiaia (RJ), em 1985, com acumulado de 1 metro.

Em 2013, na semana do dia 22 a 25 de julho, 113 cidades catarinenses registravam neve, além de 35 municípios que tiveram chuva congelada.

“O fenômeno é raro, porque precisa de uma intensidade de ar polar para ter temperaturas baixas em altitude. As nuvens se formam a uma certa altura, quanto mais gelado estiver entre a base da nuvem e o solo, mais inteiro chega o floco de neve. Se esse comportamento durar várias horas, ocorrerá neve por mais tempo”, explicou o meteorologista da Central RBS de Meteorologia, Leandro Puchalski.

Neve atingiu 1,30m e deixou a cidade isolada (Foto: Bampi/Divulgação)

Neve atingiu 1,30m e deixou a cidade isolada (Foto: Bampi/Divulgação)

Maior nevasca da história de SC completa 60 anos

Maior nevasca da história de SC completa 60 anos

Fonte: G1 SC


Envie pelo WhatsApp a palavra 'Sim' para (49) 98824-6292 e receba as principais notícias da região.