SC tem ‘Dia D’ de vacinação contra gripe neste sábado (13)

O próximo sábado (13) será de vacinação em Santa Catarina. Com o chamado “Dia D”, 1,2 mil salas de vacinação ficarão abertas das 8h às 17h em todas as regiões catarinenses, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). As doses são gratuitas para os grupos prioritários.

Fazem parto do grupo que deve ser imunizado professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres que tiverem dado à luz há menos de 45 dias, trabalhadores de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou pessoas com condições clínicas especiais, adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas, presos e funcionários do sistema prisional.

Por enquanto, a adesão à campanha, que começou em abril, é considerada baixa. De acordo com a Dive, até sexta-feira (5), 719.324 foram vacinados na rede pública de saúde de Santa Catarina. Isso representa 38,77% do total de 1.864.566 de pessoas do público-alvo.

Capital

Em Florianópolis, por exemplo, a expectativa é vacinar mais de 100 mil pessoas contra o vírus Influenza. Até esta segunda (8), 46.919 pessoas tinham sido vacinados, ou seja, 39,66% do público-alvo. A adesão é menor entre as crianças de seis meses a cinco anos de idade. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, 17,3% das 28 mil crianças previstas pelo Ministério da Saúde foram vacinadas na capital catarinense. Já entre as gestantes 28,9% já se vacinaram.

“Considerando que a vacina leva em torno de 15 dias para conferir imunidade, as pessoas precisam se adiantar para estarem preparadas para o período de maior circulação dos vírus influenza. Deveremos registrar um aumento ainda maior na circulação do vírus e, consequentemente, do número de casos de gripe nos próximos meses”, detalha Vanessa Vieira da Silva, gerente de Imunização da Dive.

A campanha vai até 26 de maio e pretende vacinar 90% da população-alvo. Segundo a Dive, além da vacina contra gripe, está sendo disponibilizada nos postos de saúde a vacina contra tétano. Confira neste link todos os postos que estarão abertos com salas de vacinação.

Fonte: G1 SC


Envie pelo WhatsApp a palavra 'Sim' para (49) 98824-6292 e receba as principais notícias da região.