Safra de grãos em SC deve bater recordes, aponta IBGE

Santa Catarina teve safra de 2,4 milhões toneladas de soja neste ano. A de milho, até o final do ano, deve ser 23% maior que a anterior. Os números recordes foram mostrados em evento do IBGE em Chapecó, no Oeste catarinense, como mostrou o RBS Notícias.

Pela primeira vez os dados foram apresentados em Santa Catarina, pela relevância do estado no setor. “Como Chapecó é um município que vem crescendo, tem uma agroindústria bem forte, o pessoal resolveu fazer a divulgação aqui”, explica a chefe da agência IBGE em Chapecó, Keli Lazzaroto.

Soja

O produtor rural Wilson Locatelli colheu bem nos mais de 500 hectares de área que plantou de soja em Chapecó. “Foi 120 sacas por hectar, nas duas safras”, conta. O que aconteceu na produção dele é uma realidade de todo país, como mostra o último levantamento da produção agrícola do IBGE.

No Brasil, a soja deve chegar a 114 milhões de toneladas, quase 20% a mais do que no ano passado. Nas lavouras catarinenses, foram 13,6% a mais que no ano passado.

Milho

No ano passado no país, foram colhidas 63 milhões de toneladas de milho. Neste ano, já foram quase 98 milhões de toneladas, um acréscimo de 30%. Em Santa Catarina esse crescimento deve ser de quase 23% em relação à safra anterior.

O crescimento do milho ajuda a amenizar essa situação. A criação de aves e suínos faz com se consuma mais milho do que se produz no estado. “Tudo favoreceu nesta última safra para se ter um número recorde em Santa Catarina”, disse Keli Lazzaroto.

Fonte: G1 SC


Envie pelo WhatsApp a palavra 'Sim' para (49) 98824-6292 e receba as principais notícias da região.