Quatro são presos em SC suspeitos de fraudes em multas de trânsito

Quatro homens foram presos após uma operação da Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (5) em Xaxim, no Oeste catarinense, suspeitos de fraudes em recursos de multas de trânsito no município.

A investigação começou há três meses, a pedido do Ministério Público, que recebeu uma denúncia sobre as irregularidades. Segundo a polícia, Xaxim concentrava a maioria das fraudes, mas a operação foi deflagrada também em Saudades, Campo Erê e Quilombo, também no Oeste, além de Florianópolis.

“De posse dessas multas, eles procuravam alguém que poderia resolver o problema, pagavam uma determinada quantia. Era inserido no sistema um possível recurso, só que esse recurso, no papel, nunca existiu”, disse o delegado Fernando Callfass.

Inquérito
Quatro pessoas foram presas na manhã desta quarta e outras 13 prestaram depoimento. A polícia fez ainda busca e apreensão de computadores e documentos do Departamento de Trânsito da prefeitura de Xaxim.

“Havia a inserção de dados no Detran de Florianópolis e no Departamento de Trânsito de Xaxim”, explicou o delegado.

Dos dois presos em Xaxim, um é proprietário de uma autoescola e o outro é ex-diretor do Departamento de Trânsito da prefeitura. Este último exerceu a função durante três anos e três meses, e teria deixado o cargo por vontade própria, em junho deste ano. A polícia continua investigando outras autoescolas da região.

Em Florianópolis, um ex-funcionário do Detran também foi preso nesta manhã. “As pessoas presas detinham um poder grande na captação desses clientes, faziam o contato com quem tinha as senhas e os acessos ao sistema do Detran”, disse Callfass.

Crimes
A prefeitura deve se manifestar durante a tarde. Até agora, a polícia não tem dados de quantas multas foram anuladas ou suspensas e nem há quanto tempo a prática vinha acontecendo. Os presos responderão por crimes como inserção de dados falsos, corrupção e falsidade de documentos.

Os beneficiados pela fraude também serão investigados. “Vamos analisar individualmente a participação de cada em um possível ato criminoso”, comentou o delegado.

A RBS TV entrou em contato com o Detran . A gerência de penalidades do órgão disse que tem conhecimento da investigação e antes mesmo de o trabalho começar já tinha demitido a pessoa suspeita. O órgão afirmou que presta todas as informações necessárias à Polícia Civil.

Fonte: G1 SC

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2016/10/quatro-sao-presos-em-sc-suspeitos-de-fraudes-em-multas-de-transito.html


Envie pelo WhatsApp a palavra 'Sim' para (49) 98824-6292 e receba as principais notícias da região.