Profissões do futuro: conheça as áreas que estarão em alta

As principais universidades do Estado estão com matrículas abertas para cursos de graduação e pós. É aquele momento de decidir o curso que mais se encaixa no seu perfil, especializar-se ou até mudar de carreira. Para ajudar nesta importante decisão, batemos um papo com o empresário e coach Juliano Tobias sobre as áreas que estarão em alta nos próximos anos. Também indicamos cursos de universidades parceiras do Clube NSC para você estudar com descontos.

Tobias, que se formou em Engenharia Mecânica e trabalhava na área comercial de uma empresa do ramo, hoje se dedica ao coaching para empresários. Para ele, quem já está no mercado de trabalho não precisa mudar totalmente de área para se renovar – basta se especializar.

– Dentro de cada formação, há muitas áreas de atuação. Sou engenheiro e fui parar na área comercial, mas gostava da indústria e de ver como as coisas funcionavam. Há vários casos de pessoas que se desenvolvem muito mais a partir do momento em que enxergam outras aptidões, até na mesma profissão – comenta o coach.

Acostumado a trabalhar nas áreas comportamental e de mercado, atendendo empresários que querem desenvolver novas habilidades ou mudar de segmento, Tobias comenta algumas tendências que ganharão força no futuro e que são apostas tanto para quem está entrando na faculdade, quanto para quem pretende se renovar.

Emoções

Com o advento da tecnologia e o aumento de doenças como a depressão, as pessoas precisarão dar mais vazão às suas emoções.

— As emoções caracterizam os seres humanos. E elas vão precisar ser trabalhadas. As pessoas necessitam muito de afeto, mas cada vez mais as interações acontecem por meio da Internet e das redes sociais. Neste sentido, um mercado para o futuro é o de pets. Hoje, já tem até delivery de comida saudável para cachorros e gatos, psicólogos caninos e outros serviços. E isso vai aumentar. A humanidade precisa canalizar o amor que não consegue mais trocar com pessoas — acredita Tobias.

Para isso, será preciso criar mais felicidade para os indivíduos. E profissões que valorizem isso serão bem-sucedidas. O próprio coach, considerada uma das carreiras do futuro, pode ajudar as pessoas a terem qualidade de vida.

— As pessoas vão precisar de profissionais que cuidem das emoções e do autoconhecimento. O tratamento de doenças emocionais terá que ir além da sessão terapêutica — completa o especialista em carreiras.

Tecnologias

Em um mundo conectado, profissões que atuem na área de desenvolvimento de aplicativos também crescerão ainda mais nos próximos anos.

— Se não for para utilizar em celular, nem faz. Tudo está cada vez mais evidente, próximo, simples e direto. Já existem softwares que resolvem casos jurídicos com 90% de precisão, e que identificam doenças com quatro vezes mais assertividade que um médico. A inteligência artificial já é algo superpresente e, daqui a algum tempo, será dominante — opina o coach.

Entre os campos que se beneficiarão das novas tecnologias estão a neurociência e a ciência dos materiais.

— Neurociência é uma área nascente e que tem muito a ser desenvolvida, principalmente com base em sistemas e inteligência artificial. Já a Engenharia pode se beneficiar dos novos materiais. Hoje, a impressão 3D já é utilizada na construção civil. Não dá mais para discutir a tecnologia, temos que aceitá-la e ver como a gente se encaixa — finaliza ele.

Confira cursos de universidades parceiras do Clube alinhados com as novas tendências de mercado

Estácio

Desenvolvimento Mobile
Atualmente, este mercado encontra-se em expansão, demandando constantemente profissionais com habilidades específicas em design e desenvolvimento. O curso a distância forma profissionais capazes de criar, projetar, prototipar e desenvolver aplicativos e jogos para diferentes plataformas mobile. É destinado a egressos de cursos da área de informática e profissionais que atuam na área de desenvolvimento de software.

Sócios do Clube têm 40% de desconto no primeiro ano de qualquer curso e 20% de desconto em pós-graduação. Válido somente para novos alunos.

Unisociesc

Medicina Veterinária
A Unisociesc Boa Vista oferece o curso, que tem duração de 10 semestres e opções de turno matutino e noturno. O médico veterinário dá assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres, além de cuidar da saúde, da alimentação e da reprodução de rebanhos. Nas grandes cidades, há inúmeras clínicas veterinárias e lojas para animais de estimação. Há ainda boas chances na indústria de medicamentos e de produtos veterinários.

Engenharia de Computação
O mercado de trabalho para profissionais formados em Engenharia de Computação está em alta e em constante crescimento. É o ramo da engenharia que projeta e desenvolve computadores, hardwares e softwares. Os engenheiros de computação podem desenvolver programas de computadores e aplicativos para os mais diversos fins, além de projetos de automação e programação de robôs.

Sócios do Clube têm 15% de desconto sobre o valor das mensalidades para todos cursos de graduação e pós-graduação (FGV). Válido somente para novos alunos.

 

Fonte: DC


Envie pelo WhatsApp a palavra 'Sim' para (49) 98824-6292 e receba as principais notícias da região.