Previsão é de 2,3 mil novos casos de câncer de próstata em SC neste ano

A previsão é de 2,3 mil novos casos de câncer de próstata em Santa Catarina só neste ano. Para orientar e conscientizar a população, novembro é o mês dedicado à saúde do homem, principalmente ao câncer de próstata. Saiba tudo sobre a doença:

O que é a próstata
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

Fatores de risco
Idade: cerca de 10% dos homens após os 50 anos de idade desenvolvem a doença. Conforme o envelhecimento, as chances crescem, podendo acometer 50% dos homens aos 75 anos. Histórico familiar: casos de pai e irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco da doença em três a dez vezes em relação à população em geral. Raça: incidência é duas vezes maior entre os afrodescendentes

Sintomas
O câncer de próstata apresenta crescimento muito lento, podendo levar anos para causar algum problema mais sério. Nas fases iniciais ele é silencioso, não causando nenhum sintoma específico. Os primeiros sintomas podem surgir durante o crescimento local, quando o tumor comprime a uretra ou impede o fluxo de urina, irritando a bexiga. Diminuição do jato urinário, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, aumento da frequência urinária e incontinência urinária são alguns desses sintomas. Na fase muito avançada, o câncer de próstata pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Diagnóstico 
Os exames consistem na verificação do Antígeno Prostático Específico ( PSA, sigla em inglês), através do exame de sangue, e no exame de toque retal. Os dois são complementares para o diagnóstico. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Pode ser solicitado ainda uma cintilografia óssea, que identifica o estágio do câncer da próstata.

 

Fonte: Diário Catarinense

http://dc.clicrbs.com.br/sc/estilo-de-vida/noticia/2016/11/previsao-e-de-2-3-mil-novos-casos-de-cancer-de-prostata-em-sc-neste-ano-8458968.html

 

Envie pelo WhatsApp a palavra ‘Sim’ para (49) 8824-6292 e receba as principais notícias da região diretamente no seu WhatsApp.


Envie pelo WhatsApp a palavra 'Sim' para (49) 98824-6292 e receba as principais notícias da região.