Previsão de geada fraca e sincelo para o fim de semana em Santa Catarina

A chuva intensa que cai sobre Santa Catarina deve, finalmente, cessar a partir do fim da manhã desta quinta-feira, 27, quando um sistema de alta pressão avança pelo Uruguai, Rio Grande do Sul e o Estado, ao mesmo tempo em que a frente fria ligada ao ciclone extratropical se afasta para o mar. Haverá mais nuvens no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, sendo que o sol voltará a brilhar nas demais regiões — as máximas podem chegar a 27ºC no litoral.

A mudança será gradativa, mas expressiva: o amanhecer de sexta-feira, 28, deverá registrar 0ºC na serra catarinense e, no sábado, 29, há chance de geada fraca e sincelo na mesma região. Para o fim de semana, a expectativa é de temperaturas em elevação somente no domingo.

Apesar de tal condição parecer estranha para a primavera, as meteorologistas da Epagri/Ciram, Marilene de Lima e Gilsânia Cruz, ressaltam que as temperaturas registradas estão próximas à média climática em Santa Catarina para o mês de outubro.

— A temperatura segue ligeiramente abaixo do normal, especialmente no Planalto e Litoral, por influência de massas de ar frio que chegam ao Sul do Brasil, e é possível a ocorrência de geada fraca, sobretudo no Planalto Sul.

As especialistas ainda salientam uma maior amplitude térmica característica da época, ou seja, temperaturas mais baixas no início do dia e, à tarde, elevadas.

— A partir de novembro a temperatura se eleva com a aproximação do verão — continuam Marilene e Gilsânia, que também esclarecem que a chuva deve diminuir e as médias devem ficar em torno de 130 a 180 mm no mês em Santa Catarina.

 

Fonte: Diário Catarinense

http://dc.clicrbs.com.br/sc/estilo-de-vida/noticia/2016/10/chuva-se-afasta-mas-ha-previsao-de-geada-fraca-e-sincelo-para-o-fim-de-semana-em-santa-catarina-8029718.html


Envie pelo WhatsApp a palavra 'Sim' para (49) 98824-6292 e receba as principais notícias da região.