Pelo menos 5 cidades de SC têm registro de flocos de neve na noite desta segunda (17), diz Epagri/Ciram

Pelo menos cinco cidades catarinenses tiveram registros de flocos de neve na noite desta segunda-feira (17), confirmou a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo no estado. Houve neve sem acúmulo entre chuva congelada em Irani, Fraiburgo e Água Doce, no Oeste, e em São Joaquim e Urupema, na Serra.

A neve foi registrada por volta das 21h30. Segundo a Epagri/Ciram, as condições de umidade e de temperatura favoreceram o aparecimento dos flocos. A tendência para as próximas horas é de ar mais seco, o que diminui as chances do fenômeno.

A primeira neve do ano no estado foi em 9 de junho.

Neve no município de Água Doce (Foto: Leonardo Elias Santos/Divulgação)

Neve no município de Água Doce (Foto: Leonardo Elias Santos/Divulgação)

Neve na cidade de Água Doce (Foto: Leonardo Elias Santos/Divulgação)

Neve na cidade de Água Doce (Foto: Leonardo Elias Santos/Divulgação)

Neve granular

Santa Catarina também registrou nesta segunda neve granular, às 17h15 em Irani. Conforme a Epagri/Ciram, a característica da neve granular é a forma, em grânulos, diferente da em flocos. Ainda segundo o órgão, outras cidades tiveram na tarde desta segunda chuva congelada: Chapecó e Xanxerê, no Oeste, e Urupema e São Joaquim.

Irani registra neve granular

Irani registra neve granular

Previsão do tempo

A temperatura deve ficar ainda mais baixa entre a noite desta segunda e a madrugada de terça (18), devido ao avanço de uma intensa massa de ar polar. O vento sul, com rajadas de 50 a 70 km/h, aumenta a sensação de frio.

Com previsão de até -8ºC em cidades da Serra, a terça-feira pode ser o dia mais frio do ano no país. Também há previsão de geada ampla, inclusive no Litoral catarinense, que pode marcar 2ºC.

Irani registrou neve na tarde desta segunda (17) (Foto: Bombeiros Voluntários de Irani/Divulgação)

Irani registrou neve na tarde desta segunda (17) (Foto: Bombeiros Voluntários de Irani/Divulgação)

Estradas congeladas

Existe possibilidade de congelamento nas estradas nas áreas altas da Serra. A recomendação da polícia é que os motoristas trafeguem com o máximo de cuidado, com velocidade reduzida e atenção redobrada.

“Ao se deparar com gelo sobre a pista, não prossiga. Evite transitar durante a noite, uma vez que a visibilidade fica prejudicada. Observe placas de sinalização que indicam possibilidade de gelo sobre a pista. Observar interrupção de tráfego de veículos em trechos de rodovias na presença de neve ou gelo sobre a pista”, orienta a polícia.

Fonte: G1 SC


Envie pelo WhatsApp a palavra 'Sim' para (49) 98824-6292 e receba as principais notícias da região.