Ministro da Agricultura está no EUA para tentar reverter embargo à carne brasileira

Em viagem para os Estados Unidos, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, embarca neste domingo (16) para Washington em tentativa de retomar as exportações de carne para o país norte-americano. Maggi tem um almoço de trabalho agendado para segunda-feira (17) com o secretário de Agricultura do governo de Donald Trump, Sonny Perdue.

Acompanhado do secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Odilson Silva, a agenda da comitiva inclui ainda, no mesmo dia pela manhã, reunião com o embaixador do Brasil em Washington, Sérgio Amaral, e o adido agrícola do Brasil nos Estados Unidos, Luiz Claudio de Caruso e Santana.

Já na terça-feira (18), pela manhã, o ministro irá se reunir com o Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos, antes de embarcar de volta, no fim da tarde. A chegada a Brasília está prevista para quarta-feira (19), no período matutino.

Suspensão

A visita aos EUA acontece depois que o governo americano suspendeu, no fim de junho, todas as importações de carne frescas vinda do Brasil. O motivo foi o escândalo que envolveu diversos frigoríficos nacionais em crimes deflagrados pela operação Carne Fraca da Polícia Federal.

Com isso, as autoridades sanitárias americanas bloqueou o envio da carne bovina brasileira, por preocupações recorrentes sobre a segurança dos produtos destinados ao mercado dos EUA.

Foram 17 anos de negociações para que o Brasil conseguisse exportar carne fresca para os EUA, o que aconteceu apenas em setembro do ano passado. No total, 15 plantas frigoríficas exportavam carne in natura para o país norte-americano e acumularam, de janeiro a maio, US$ 49 milhões com esse comércio.

 

Fonte: Atual FM


Envie pelo WhatsApp a palavra 'Sim' para (49) 98824-6292 e receba as principais notícias da região.