Maioria das empresas de SC tem como pagar o 13º salário

Enquanto é grande a choradeira em diversos Estados sobre a falta de recursos para pagar o 13o salário, tanto por parte do setor público quanto pelo setor privado, em Santa Catarina a situação é melhor. Além do governo do Estado ter garantido o pagamento e das prefeituras confirmarem que terão recursos, a maioria das empresas também conseguirá quitar esse compromisso, cuja primeira parcela vence na próxima quarta-feira. É isso que apontam sondagens informais, tanto do Sebrae/SC quanto da Federação das Associações Empresariais do Estado, a Facisc.

Segundo a coordenadora regional do Sebrae/SC na Grande Florianópolis, Soraya Tonelli, a expectativa é de um cenário muito parecido com o do final do ano passado, quando uma pesquisa da instituição apurou que 95% das micro e pequenas empresas do Estado teriam recursos para pagar o 13º, média acima da nacional no período. O levantamento não foi realizado este ano, mas poucos se queixam de dificuldades, observa a executiva.

Situação semelhante é registrada na Facisc, observa o diretor-executivo da entidade, Gilson Zimmermann. Segundo ele, praticamente não há informação sobre esse problema na federação, mas são grandes as queixas sobre a paralisação dos auditores fiscais da Receita Federal nos portos e aeroportos.

-Não há um cenário pessimista como em outros Estados. A gente não tem ouvido preocupações sobre isso. A maioria das empresas está honrando seus compromissos trabalhistas – afirmou Zimmermann.

Na avaliação de Soraya Tonelli, o problema de falta de recursos para o 13o salário é mais recorrente em microempresas, aquelas que faturam até R$ 360 mil por ano.

– Isso ocorre, normalmente, quando não há planejamento porque o 13º salário deve ser provisionado e incluído na formação do preço de venda – explicou ela. Conforme Soraya, muitas empresas apostam nas vendas maiores do final de ano quando faturam mais, para ter os recursos. Quando não há saída, o jeito é buscar crédito, mas é preciso pesquisar e optar pelos mais acessíveis, como as instituições de microcrédito ou em cooperativas de de crédito.

 

Fonte: Diário Catarinense, Estela Benetti

http://dc.clicrbs.com.br/sc/colunistas/estela-benetti/noticia/2016/11/maioria-das-empresas-de-sc-tem-como-pagar-o-13-salario-8460311.html

 

Envie a palavra Sim para (49) 8824-6292 e receba as principais notícias da região diretamente no seu WhatsApp.


Envie pelo WhatsApp a palavra 'Sim' para (49) 98824-6292 e receba as principais notícias da região.