Índios de seis aldeias bloqueiam rodovia em Chapecó

Integrantes de seis comunidades indígenas fecharam a SC-283 em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, às 8h desta terça-feira (25). Os organizadores informaram à RBS TV que a manifestação é contra a portaria 1907, que ameaça a autonomia da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e torna as aldeias dependentes das decisões do Ministério da Saúde.

Conforme os líderes do movimento, cerca de 300 indígenas participam do ato e permitem a passagem de veículos a cada 45 minutos. A Polícia Militar não divulgou um número estimado de manifestantes nem a situação do trânsito no local.

Os índios das aldeias Toldo Pinhal, Toldo Ximbangue, Condá, Terra Indígena Chapecó, Toldo Imbu e Guarani do Aracaí participam do protesto em apoio à manifestação nacional contra a mesma portaria e devem permanecer no local durante o dia todo.

Os manifestantes dizem que temem perdas no atendimento e atenção à saúde dentro das aldeias se houver corte de profissionais e de recursos.

Portaria publicada
O Ministério da Saúde publicou nesta terça a portaria que restitui as autonomias financeiras e orçamentárias que tinham os DSEIs (Distritos Sanitários Indígenas). “Ainda, fica mantida a competência para autorizar despesas até R$ 500 mil previstas na portaria 1338/12, que não havia sido revogada”, afirma o órgão em nota.

No dia 9 de novembro foi convocado o Condisi (Conselhos Distritais de Saúde Indígena), quando será feita uma reunião com as lideranças indígenas para discutir melhorias da Saúde Indígena.

 

Fonte: G1 SC

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2016/10/indios-de-seis-aldeias-bloqueiam-rodovia-em-chapeco-sc.html


Envie pelo WhatsApp a palavra 'Sim' para (49) 98824-6292 e receba as principais notícias da região.