Governo de SC lança novo Portal da Transparência; veja como fazer busca

O governo de Santa Catarina lançou nesta terça-feira (21) uma nova versão do Portal da Transparência, ferramenta que permite ao cidadão fiscalizar os gastos públicos. Entre as novidades do site estão uma ferramenta de pesquisa mais acessível e uma espécie de dicionário.

Como mostrou o RBS Notícias, o novo modelo promete uma linguagem menos técnica e mais interação, a partir de sugestões sugestões do público que participou de uma pesquisa feita no ano passado. Logo na página inicial, é possível selecionar quanto foi gasto com aluguéis, passagens, manutenção dos serviços e diárias de servidores em viagens, por exemplo, em determinado ano.

No caso das diárias, por exemplo, é possível verificar quais órgãos gastaram mais, e refinar a pesquisa para saber o quanto foi gasto em táxi em um período específico. “É uma ferramenta que ajuda também o gestor, porque afinal transparência é buscar informações confiáveis, é trabalhar com informações confiáveis”, disse o governador Raimundo Colombo

Para o pesquisador e consultor Fabiano Angélico, o acesso a esse tipo de informação ainda precisa melhorar nos sites de transparência, em geral. “As pessoas encontram informações, mas muitas vezes grandes números. Muitas vezes a preocupação das pessoas está em uma escola específica”, diz o especialista.

Para Graziela Meincheim, coordenadora da equipe de desenvolvimento no novo portal, os recursos gráficos e ferramentas têm o objetivo de ajudar o cidadão a compreender as informações e acessar os dados de gastos e receitas em poucos cliques.

Outros portais
A reportagem do RBS Notícias fez uma busca por café no novo portal do governo e encontrou os gastos. A mesma busca, repetida em portais de alguns dos principais municípios catarinenses, não deu resultado.

Para o especialista, cabe aos cidadãos cobrar esse tipo de informação e fiscalizar para onde vai o dinheiro público. “Infelizmente as pessoas não têm consicência ainda de seu direito à informação”, diz o especialista.

 

Fonte: G1 SC


Envie pelo WhatsApp a palavra 'Sim' para (49) 98824-6292 e receba as principais notícias da região.