Fraiburgo decreta emergência e Colombo confirma liberação de verba

A Defesa Civil estadual recebeu nesta quarta-feira (20) o decreto de situação de emergência de Fraiburgo, no Oeste catarinense. A cidade foi afetada por temporais e granizo na quarta-feira (19) à noite e na tarde de terça (18).

Na cidade, um homem de 58 anos morreu na quarta depois de cair do telhado enquanto fazia manutenção após a chuva de granizo. Ainda de acordo com balanço preliminar da Defesa Civil estadual, Fraiburgo teve 6.480 pessoas afetadas, seis feridos, dez desabrigados e 30 desalojados.  Houve danos materiais em 2.160 casas, 11 instalação públicas, uma unidade hospitalar e cinco escolas.

O governador Raimundo Colombo esteve na cidade nesta quarta e confirmou a liberação de verba para reconstrução. Entretanto, conforme a Defesa Civil, o município ainda tem dez dias para enviar a relação completa de danos e calcular o valor necessário para o repasse de verba.

“Nesse momento de emergência, nós estamos liberando verba do fundo estadual para ajudar as famílias, para trazer telhas, para recuperar o material que possa trazer normalidade às residências, e também dar o apoio à prefeitura para que ela possa desenvolver ações, melhorias de estradas, de recuperação”, disse Colombo. O valor não foi informado.

Na cidade houve casas destelhadas e queda de árvores. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Fraiburgo, as casas que haviam sido protegidas por lonas na terça (18)  tiveram a cobertura removida pelo vento na quarta (19).

Nesta quinta, conforme o governo do estado, 1,5 mil alunos estão sem aulas por danos causados pelas chuvas na estrutura das instituições. A previsão é que as atividades sejam retomadas na sexta-feira (21).

 

Fonte: G1 SC

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2016/10/fraiburgo-decreta-emergencia-e-colombo-confirma-liberacao-de-verba.html

 


Envie pelo WhatsApp a palavra 'Sim' para (49) 98824-6292 e receba as principais notícias da região.