Dois municípios da Serra de SC são atingidos por granizo

Depois de registrar 32,4°C na tarde de segunda-feira (20), o município de São Joaquim, na Serra catarinense, foi atingido por uma chuva de granizo por volta das15h. O fenômeno chegou também à cidade vizinha de Bom Jardim da Serra no mesmo horário, segundo a Defesa Civil. A chuva foi mais intensa na zona rural que teve danos na fruticultura, conforme a o órgão.

Famosa nacionalmente pelos dias gelados de inverno, São Joaquim, em 2017, ainda não havia registrado tanto calor, informou a Epagri/Ciram.

Granizo foi verificado em São Joaquim na segunda (Foto: Defesa Civil/ Divulgação)
Granizo caiu em São Joaquim na segunda
(Foto: Defesa Civil/ Divulgação)

Segundo a Epagri, esse calor é atípico para a cidade. “Essa temperatura chega por uma massa de ar quente e seco, com pouca nebulosidade na região”, disse o meteorologista Clóvis Correa. A estação que registrou esta temperatura tem altitude de 1.037 metros.

Na principal estação meteorológica da cidade, na região central do município e com altitude mais baixa, os termômetros marcaram 29,2ºC nesta segunda. Essa possui histórico de mais de 50 anos de medições de temperatura. A mais alta ali registrada foi em 25 de fevereiro de 1973, com 30,1°C.

Conforme a Epagri, a média de temperatura dos últimos dois anos para a cidade em fevereiro é de 27,6ºC. Já em janeiro, ficou em 27,5ºC.

Granizo danificou a fruticultura em São Joaquim (Foto: Defesa Civil/ Divulgação)
Granizo danificou a fruticultura em São Joaquim (Foto: Defesa Civil/ Divulgação)
Termômetros de rua marcaram 32°C na tarde desta segunda (20) em São Joaquim (Foto: Wagner Urbano/OnJack)
Termômetros de rua marcaram 32°C na tarde desta segunda (20) em São Joaquim (Foto: Wagner Urbano/OnJack)
Fonte: G1

Envie pelo WhatsApp a palavra 'Sim' para (49) 98824-6292 e receba as principais notícias da região.