Desligamento do sinal analógico será concluído hoje em 7 cidades de SC

Nesta quarta-feira (28) será concluído o processo de desligamento do sinal analógico de TV em Florianópolis, São José, Palhoça, Paulo Lopes, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz e Antônio Carlos. O processo começou nestas cidades em 31 de janeiro. A mudança é uma determinação do governo federal.

Em geral, televisores fabricados antes de 2010 precisam de conversor com antena para receber o sinal digital. Se você não fizer esta instalação, a partir desta quinta (1º) ficará sem poder assistir os canais da TV aberta.

Famílias de baixa renda, beneficiadas por programas sociais do governo federal têm direito ao kit com antena e conversor gratuitamente. Para saber se você está neste grupo basta ligar para 147 com o Número de Identificação Social (NIS) em mãos.

Como receber o sinal

Para a recepção de sinal com mais qualidade de som e imagem é necessário uma antena UHF externa, sempre apontada para a retransmissora mais próxima de onde você mora.

Depois, é necessário refazer a sintonia de canal. “Basta entrar no menu da televisão, selecionar a opção sintonizar canais, que a TV faz uma varredura, ressintoniza todos os canais e passa a receber um sinal de maior qualidade”, explicou Washington Gaparotto, gerente técnico da NSC TV.

Veja no mapa os pontos vermelhos onde estão as retransmissoras da NSC TV na capital e aponte a sua antena para a mais próxima da sua casa:

Pontos vermelhos do mapa indicam localização das retransmissoras da NSC TV  (Foto: NSC TV)

Pontos vermelhos do mapa indicam localização das retransmissoras da NSC TV (Foto: NSC TV)

Motivos

Essa mudança ocorre por determinação do governo federal, para que, ao liberar a faixa de frequência usada atualmente pelo sinal analógico, sejam feitas melhorias nos serviços de telefonia móvel, como a internet 4G.

Benefícios

O sinal digital apresenta imagem com mais nitidez e som de maior qualidade, sem ruídos e interferências.

Nas regiões de Blumenau, Jaraguá do Sul e Joinville, o desligamento do sinal analógico está previsto para 5 de dezembro de 2018.

Nas demais cidades do estado, o processo deve ser concluído até 2023.

Fonte: G1 SC


Envie pelo WhatsApp a palavra 'Sim' para (49) 98824-6292 e receba as principais notícias da região.