Como saber a quais sites o seu computador está ‘conectado secretamente’

Diariamente, seu PC faz muitas conexões de Internet e, nem todas são, necessariamente, com os sites que você está acessando. Ou seja, algumas dessas conexões são feitas por aplicativos ou serviços. Embora algumas sejam inofensivas, há sempre a chance de que algum malware, spyware ou adware esteja usando sua conexão em segundo plano, sem o seu conhecimento. Veja, no passo a passo, como fazer para ver quais sites o seu computador está conectando secretamente.

Para realizar essa tarefa, você pode usar o programa CurrPorts. Entretanto, antes de usá-lo, é preciso entender melhor os tipos de conexões e quais podem ser boas ou ruins.

Normalmente, cada site acessado gera uma conexão, mas alguns programas também fazem isso para poder se comunicar com seus servidores e receberem informações necessárias para o seu funcionamento correto. Essas são as conexões normais e que, dificilmente, causam algum tipo de problema para o seu computador.

Porém, também existem algumas conexões que são feitas por softwares maliciosos. Elas são usadas para roubar informações, obter controle sobre o PC e outras atividades perigosas.

Diferenciar uma conexão normal de uma feita por software malicioso pode ser complicado. Mas, basicamente, você precisa procurar por aquelas que não estão ligadas a um endereço acessado no navegador ou por serviços do sistema. Para visualizar todas as conexões do PC e avaliar isso, siga os passos:

Passo 1. Baixe o CurrPorts. O programa é oferecido em um arquivo compactado. Para começar a usar, basta descompactar o arquivo baixado e executá-lo;

Baixando o CurrPorts a partir do TechTudo (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo) Baixando o CurrPorts a partir do TechTudo (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Baixando o CurrPorts a partir do TechTudo (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 2. Acesse a pasta onde o CurrPorts foi descompactado. Clique no programa com o botão direito do mouse, e no menu que será exibido, clique em “Executar como administrador”. Quando for solicitado, forneça as credenciais de administrador ou confirme a execução;

Executando o CurrPorts como administrador (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Executando o CurrPorts como administrador (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 3. Na tela do CurrPorts você verá todas as portas TCP/IP e UDP atualmente abertas em seu PC. Para cada porta, o programa lista informações sobre o processo que a abriu. Você pode fechar conexões, copiar as informações de uma porta para a área de transferência ou salvar essas informações em vários formatos de arquivo. Olhe atentamente para cada uma delas até encontrar as que podem ser consideradas suspeitas;

Visualizando todas as conexões do PC (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Visualizando todas as conexões do PC (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 4. Ao localizar uma conexão suspeita, clique nela com o botão direito do mouse. No menu que será exibido, clique na opção “Kill Processes Of Selected Ports”, para eliminar o processo que está usando essa conexão;

Iniciando o encerramento de um processo (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Iniciando o encerramento de um processo (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 5. Em seguida, confirme a finalização do processo, clicando no botão “Sim” na janela que será exibida. Repita o processo para todas as conexões consideradas suspeitas.

Confirmando o encerramento do processo (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Confirmando o encerramento do processo (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Pronto! Com essa simples verificação e a remoção do processo, você pode evitar que conexões mal intencionadas comprometam a segurança do seu PC. Para deixá-lo ainda mais seguro, é altamente recomendável que você instale um software antivírus que ofereça proteção contra vírus e malware.

Fonte: Tech Tudo


Envie pelo WhatsApp a palavra 'Sim' para (49) 98824-6292 e receba as principais notícias da região.