Com -5,7ºC, SC registra a menor temperatura de 2017

A segunda-feira (26) começou fria em Santa Catarina, principalmente na Serra, que teve a temperatura mais baixa do ano até agora: – 5,7ºC em Bom Jardim da Serra. À tarde, a temperatura pode chegar aos 28ºC no estado.

Anteriormente, a temperatura mais baixa de 2017 havia sido registrada em 28 de abril, também em Bom Jardim da Serra, com -4,9ºC.

“Esse frio é rápido, conforme o sol for aparecendo as temperaturas vão subindo rapidamente, trazendo um dia bem agradável e até com aquecimento. Durante a tarde chega aos 28°C no Sul, 27°C no Oeste, 25°C na Grande Florianópolis e no Vale do Itajaí. Na Serra, depois do amanhecer gelado, faz 20°C”, afirma a técnica em meteorologia Bianca Souza.

A semana começa com uma massa de ar seco comandando o tempo em todas as regiões de Santa Catarina. Uma das características do ar seco é manter o céu mais limpo, com pouca nebulosidade.

“Essa condição de céu mais limpo e tempo seco contribui para a perda de radiação ao longo da noite, ou seja, isto explica porque em noites secas e claras a superfície se resfria bem mais que em noites úmidas ou com nuvens. E nessa segunda-feira aconteceu isso, inclusive com temperaturas negativas”, explica Bianca.

São Joaquim marcou -1ºC às 7h desta segunda-feira. Já Florianópolis amanheceu com 9,9ºC.

Florianópolis amanheceu com 9,9ºC (Foto: Fernanda Burigo/G1)

Florianópolis amanheceu com 9,9ºC (Foto: Fernanda Burigo/G1)

O sol predomina em todas as regiões, só que com um pouco mais de nuvens nas cidades da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte ainda por conta da umidade do mar que avança um pouco pra essas áreas.

Terça-feira

A terça-feira (27) será outro dia de tempo seco em todas as regiões de Santa Catarina. De maneira geral, o sol predomina, mas com um pouco mais de nuvens se comparado com esta segunda-feira.

Fonte: G1 SC


Envie pelo WhatsApp a palavra 'Sim' para (49) 98824-6292 e receba as principais notícias da região.