Cinco cidades de SC terão 1 ano para se preparar para receber sinal digital

As cidades de Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Paulo Lopes terão um ano, a partir desta segunda (30), para se preparar para a migração do sinal analógico de televisão para o digital. Como mostrou o Jornal do Almoço, em 31 de janeiro de 2018, o sinal analógico será desligado nesses cinco municípios e só será possível assistir televisão com o sinal digital.

Quem visualizar o “A” na tela tem um ano para preparar o aparelho televisor para receber o sinal digital, que dá mais nitidez à imagem e é oferecido gratuitamente. A marca indica que televisor ainda recebe o sinal analógico.

O kit com o conversor e a antena custa em torno de R$ 200. Para a instalação, o ideal é chamar um antenista profissional. Futuramente, todas as cidades catarinenses também terão o sinal analógico desligado e todos serão informados com antecedência.

Diferenças
O sinal digital chegou a Santa Catarina em 2009 e, passados quase oito ano,s muitos ainda não têm clareza sobre o sinal que recebem em suas casas.

“A grande diferença é a qualidade da imagem. A gente tem uma relação de aspecto, que a gente chama 16 por 9, ou seja, ele preenche a tela numa relação mais larga do que alta e a questão da qualidade, tem uma qualidade de vídeo muito melhor, uma qualidade de áudio bem superior”, explicou o diretor de tecnologia da RBS TV Washington Gasparotto.

Identificação do sinal
A reportagem da RBS TV esteve na casa de Bernadete, que já tem o sinal digital. Com o controle remoto, ao clicar em informações, a tela apresenta o canal 12.1 como sintonia para a RBS TV, o que significa que a TV é digital.

“Se aparece só o 12 ou o só o 7, significa que ela está recebendo o sinal analógico”, complementou Gasparotto.

Ainda na casa de Bernadete, a reportagem encontrou uma TV de tubo, fabricada na década de 1990, que também pode receber o sinal digital desde que passe por pequenos ajustes.

“É um processo simples, que exige uma antena, um conversor e alguns cabos. Apontando a antena para a torre da RBS TV, localizada próximo ao Morro da Cruz em Florianópolis, o sinal vai pegar perfeitamente, a TV vai ser transformada”, explicou o engenheiro eletricista Leandro Cardoso.

Determinação governamental
O gerente de tecnologia da RBS TV lembra que a mudança provém de um decreto, de uma portaria de 2006, quando começou o processo de implantação do sistema digital da televisão em todo país.

“Dentro daquele decreto, foi feito um cronograma, que passou por modificações, mas está em processo de implantação”, afirmou Whashington  Gasparotto.

“A imagem ficou linda [após a adaptação para o digital], aquela outra  era fosca”, disse Dona Bernadete.

Dúvidas sobre a adaptação do aparelho podem ser esclarecidas gratuitamente pelo telefone 147. Clique aqui para saber mais informações sobre a mudança.

 

Fonte: G1 SC


Envie pelo WhatsApp a palavra 'Sim' para (49) 98824-6292 e receba as principais notícias da região.