Assaltos passam de 14 mil casos em 2016

Assim como a alta de 11,5% dos homicídios, Santa Catarina convive este ano com aumento no número de roubos, quando o criminoso pratica o crime mediante ameaça e ou uso de violência. São mais de 14 mil nos nove primeiros meses, o que representa uma média de 51,8 casos por dia. O crescimento é de 7,3% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram computados 13.054 assaltos. Isso significa que foram 958 roubos a mais em 2016.

 

A cena na manhã de sexta-feira de bandidos fortemente armados lançando um caminhão contra um carro-forte, bloqueando a movimentada BR-280, em Araquari, e atirando contra vigilantes e policiais, constitui o extremo de uma violência que se faz presente no dia a dia das pessoas em geral.

Pedestres, comerciantes e moradores em suas casas têm sido vítimas constantes nos últimos anos no Estado. Os pedestres foram as principais vítimas, pois houve 6.454 assaltos contra eles este ano em algum ponto de SC. É a maior quantidade nos tipos de roubos listados pela estatística da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Depois, aparecem os roubos de veículos: 2.558 crimes em 2016. Na terceira posição estão os roubos ao comércio: 2.108 casos.

No quadro estatístico fornecido diariamente pela SSP aos policiais civis e militares, não consta a porcentagem do esclarecimento dos roubos nos últimos anos, diferentemente do que acontece em relação aos homicídios, onde a secretaria divulga o percentual da apuração de autoria.

Ataques a banco no interior

Pelo interior, chama a atenção a continuidade dos ataques a bancos em cidadezinhas pequenas com baixo efetivo policial, apesar das seguidas prisões de quadrilhas especializadas pelas polícias Civil e Militar.

Na madrugada da última quarta-feira, em Doutor Pedrinho, com 3.990 habitantes no Vale do Itajaí, assaltantes que explodiram os caixas eletrônicos do Banco do Brasil colocaram uma árvore na rodovia e “miguelitos” (pregos retorcidos) para dificultar a passagem da polícia.

 

Fonte: Diário Catarinense

http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2016/10/assaltos-passam-de-14-mil-casos-em-2016-em-santa-catarina-7703773.html


Envie pelo WhatsApp a palavra 'Sim' para (49) 98824-6292 e receba as principais notícias da região.