Alistamento militar pode ser feito pela internet em SC até 30 de junho

Em Santa Catarina, jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2017 podem realizar o alistamento militar obrigatório via internet até 30 de junho. O Exército Brasileiro abriu a possibilidade de cadastro online para Santa Catarina e outros 18 estados brasileiros, além do Distrito FederalO alistamento presencial continua valendo, em Juntas de Serviço Militar. Caso o cidadão esteja no exterior no período, deve procurar os consulados e embaixadas para inscrição.

Os jovens devem preencher o cadastro de recrutamento pela internet  e receberão pelo e-mail informações sobre as próximas etapas e prazos. Eles também serão informados online se foram selecionados ou dispensados do serviço militar obrigatório.

Depois de se alistar pela internet, o jovem precisa ir à Junta Militar apresentar documentação: certidão de nascimento, comprovante de residência e uma foto 3 x4.

De acordo com o Exército, caso o informante tenha dificuldade de acesso à internet, poderá fazer o recrutamento online nas Juntas do Serviço Militar disponíveis em todos os municípios do estado.

Serviço militar
As atividades são desempenhadas pelas Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e compreenderão, na Mobilização e Pessoal, todos os encargos com a Defesa Nacional.

O alistamento é obrigatório e, sem ele, a pessoa ficam impedida, por exemplo, de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino. Está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.

Fonte: G1 SC


Envie pelo WhatsApp a palavra 'Sim' para (49) 98824-6292 e receba as principais notícias da região.