5 dicas para comprar produtos pela internet com segurança

Comprar pela internet é muito prático, não é mesmo? É só procurar o produto, pesquisar o preço, fazer a compra e esperar chegar na sua casa. E sem falar que é uma boa opção para quem não quer enfrentar as filas das compras de Natal!

Mas é importante ter alguns cuidados para não cair em ciladas e acabar comprando em sites falsos. Pensando nisso, eu separei algumas dicas para ajudar a identificar o que é fraude na hora de fazer sua compra pela internet:

 

  1. Cuidado com SPAM
    Gente, tem que sempre desconfiar de links e e-mails com SPAM enviados por pessoas que você não conhece, porque eles podem ter algum tipo de vírus ou te levar para algum site falso. Por isso, se você achar que tem alguma coisa errada, não clique no link, tá?
    Se você recebeu um e-mail com desconto, mas está em dúvida, coloque a setinha do mouse em cima do dele, sem clicar, e veja na barra para qual endereço o site quer te direcionar. Se for algo estranho e não um domínio oficial delete o e-mail.
  2. Analise o site
    Se você está entrando no site de alguma loja pela primeira vez é bom dar uma analisada na página: a dica é navegar nele para ter certeza de que todas as páginas abrem e funcionam direitinho.
    Também é bom procurar a identificação do site e de todos os fornecedores envolvidos na sua compra virtual, por exemplo: dê uma olhadinha na razão social, CNPJ, se a loja tem endereço físico e eletrônico, telefone fixo e outras formas de contato além do e-mail.
  3. Redes sociais
    Veja sempre se o site tem outros canais oficiais, como chats e redes sociais, além de conseguir entrar em contato com a marca, você consegue ver o que os outros consumidores estão comentando e até perguntar para eles como foi a experiência de compra!
  4. Segurança
    Você já reparou que alguns sites tem um cadeado verde do lado da URL ou então uma letra S no link, logo depois do “http”? Isso significa que o site é seguro e certificado! Por isso, sempre que estiver em uma página que precisa colocar os seus dados pessoais e número do seu cartão de crédito, dê uma olhadinha para ver se o site é seguro mesmo, tá?

    Reprodução

  5. Antivírus
    Por último, não se esqueça de instalar um antivírus no seu computador, smartphone ou tablet e manter ele sempre atualizado! Além de proteger de vírus, muitos antivírus avisam quando um site não é confiável.

Agora você já sabe como fazer compras online de forma segura! E sempre que você tiver qualquer dúvida, é só falar comigo nas redes sociais. Use a #LuExplica que eu respondo tudo.

 

Fonte: Olhar Digital


Envie pelo WhatsApp a palavra 'Sim' para (49) 98824-6292 e receba as principais notícias da região.