176 mil estão inscritos para fazer Enem em SC neste fim de semana

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve ser feito neste sábado (5) e domingo (6) por 176.654 estudantes em Santa Catarina, informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O número representa 2% do total de inscritos no Brasil.

Na sexta-feira (4), o Inep informou que as provas devem ocorrer normalmente no estado, embora alguns locais de prova ainda tenham ocupações de estudantes que protestam contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos.

Horários
Tanto no sábado como no domingo, os portões serão fechados às 13h (horário de Brasília). O início das provas está marcado para começar às 13h30. No sábado, quando os estudantes deverão responder a questões de Ciências humanas e Ciências da natureza, a prova termina às 18h.

Já no domingo, quando serão aplicadas as provas de Linguagens e códigos, Matemática e Redação, o exame poderá ser feito até as 19h.

O aluno poderá sair sem o caderno de questões a partir das 15h30 nos dois dias. Se quiser levar o caderno, terá de esperar até as 17h30 no sábado e 18h30 no domingo.

Em Santa Catarina, as provas vão ser aplicadas em 56 municípios de todas as regiões. Somente em Florianópolis se inscreveram 19.271 pessoas. Em Joinville, no Norte do estado, serão 14.943, e em Blumenau, 7.862.

As mulheres somam 57% dos inscritos, e os homens, 43%. A maior parte dos candidatos, 44%, já concluiu o ensino médio. Outros 7% afirmaram que não concluíram o ensino médio nem estão cursando. 37% concluirão em 2016 e 12%, somente após 2016.

Faixa etária
No estado, 38% dos candidatos têm menos de 18 anos. Já as pessoas na faixa entre 21 e 30 anos representam 24% do total em Santa Catarina. Os que têm acima de 30 anos somam 9%. Os demais 29% se distribuem nas idades entre 18 e 20 anos.

75,1% dos inscritos no estado se declararam brancos; 16% afirmaram ser pardos, 5%, pretos, 1,2%, amarelos, 0,4% disseram ser indígenas e 2,2% não declararam.

Ocupações
Boa parte dos estudantes que ocupavam unidades de ensino onde serão realizadas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no fim de semana já deixaram os locais, informaram instituições na tarde desta sexta-feira (4). Conforme a mais recente lista divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), nenhum local de prova no estado será prejudicado.

No Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), os campi de Chapecó e São José são locais de prova. Conforme a assessoria de imprensa do instituto, em Chapecó a liberação ocorreu na quarta (2).

Já no IFSC de São José os alunos permaneciam no local na tarde desta sexta, mas a presença deles não deve afetar as provas. Segundo o instituto, representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estiveram no câmpus na terça (1).

Eles constaram que os alunos ocupam uma estrutura com portão próprio de acesso à rua. Como essa entrada não será utilizada no dia da prova, considerou-se que as avaliações não serão prejudicadas, disse o IFSC.

No Instituto Federal Catarinense (IFC) de Concórdia e Camboriú também estão previstas provas. A ocupação Concórdia foi liberada na tarde desta sexta (4). Em Camboriú, os alunos não pernoitam desde de segunda (31) e garantiram a desocupação no final de semana.

Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Centro de Ciências da Educação (CED) e Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus de Florianópolisestavam ocupados na tarde desta sexta (4). Ate a publicação desta notícia, não havia informações oficiais sobre desocupação e aplicação de prova.

Em Chapecó, a escola municipal Tancredo de Almeida Neves, ocupada por estudantes, está na lista dos que realizam prova do do Enem. Para a Secretaria Estadual de Educação, o local está desocupado. Ainda na quinta (3), a reportagem da RBS TV verificou a presença de estudantes no local, que informaram que não impediriam as provas.

Fonte: G1 SC
http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2016/11/176-mil-em-sc-estao-inscritos-para-fazer-enem-neste-fim-de-semana.html


Envie pelo WhatsApp a palavra 'Sim' para (49) 98824-6292 e receba as principais notícias da região.