10 mil moradores já se cadastraram para receber alertas da Defesa Civil

Nos dois primeiros dias de cadastro, cerca de 10 mil pessoas solicitaram receber SMS de alertas sobre riscos de desastres, informou a Defesa Civil. Os testes começaram na quarta-feira (1), em 20 cidades de Santa Catarina.

O serviço gratuito de envio de notificações de emergência e orientações é feito através do celular. Residentes nesses municípios (veja a lista abaxo) podem se cadastrar enviando CEP do local a ser monitorado para o número 40199.  É possível cadastrar mais de um CEP.

O objetivo é informar a população. As mensagens, que alertarão sobre riscos iminentes de desastres e situações de emergência ou calamidade pública, serão divulgadas pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres.

Ao fim do cadastro, o usuário receberá uma mensagem que vai informar que o celular está apto a receber alertas e recomendações de Defesa Civil. Também será possível cancelar o serviço por mensagem de celular. Não há custo para receber nem enviar as mensagens.

A ideia é que os testes durem quatro meses. Após esse período, o serviço deverá ser nacionalizado.

Veja a lista de cidades catarinenses que fazem parte do projeto-piloto.

Araranguá, Pedras Grandes, São João Batista, Ilhota, Balneário Rincão, Mirim Doce, Barra Velha, Caçador, Herval d’Oeste, Itapiranga, Ponte Serrada, Maravilha, São Carlos, Arvoredo, Ponte Alta do Norte, Rio dos Cedros, Araquari, Urubici, Rio do Sul e Três Barras.

Fonte: G1 SC


Envie pelo WhatsApp a palavra 'Sim' para (49) 98824-6292 e receba as principais notícias da região.